terça-feira, 22 de novembro de 2011

Nona Semana de Gravidez

3º mês lunar - 9ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana

Hoje vou compartilhar com vocês a alegria que senti ao escutar o coraçãozinho do me bebê. Na última sexta feira (18/11.) me submeti a uma série de exames de rotina, e pude sentir uma grande emoção - (através da ultrassonografia que precisei fazer) para ver como anda o meu rebento.
O tum tum do coraçãozinho foi super forte e eu fiquei muito emocionada ao ouvi-lo pela primeira vez, o meu também  batia com muita intensidade.
É indescritível esta emoção, saber que dentro de você existe uma vida que necessita dos seus cuidados para viver e que tu és inteiramente responsável por ele (a) a partir do momento que esta vida começa a crescer dentro do seu ventre. É forte, é intenso, é marcante... É muito emocionante!!!
 De acordo com o guia do bebê, nesta nona semana o tamanho do embrião deve ser do tamanho de uma uva, com cerca de 28mm e pesando cerca de 4g.
Pelo que vi através da ultrassonografia, o meu bebê já tem o tamanho equivalente a cinco centímetros, (aproximadamente o tamanho de uma caixinha de fósforo) e pude ver o perfil do seu narizinho, muito lindinho, meu Deus!!!
Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores.
Sua pele é tão fina quanto à pálpebra que cobre seus olhos. O clitóris se forma (caso o bebê seja do sexo feminino), mas ainda não é possível ver o sexo do bebê.
Pescoço está bem desenvolvido assim como suas mãos, pés e orelhas.
As gengivas da mamãe podem dar uma amolecida, os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas, precisando de novos sutiãs e roupas mais confortáveis.
 Informações orais
As mamães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez.

Esses problemas sempre estiveram associados à falta de cálcio no organismo. Hoje se sabe que acontece uma alteração na saliva das gestantes por causa dos hormônios da gravidez que provocam cáries e sangramentos gengivais.
Já venho sentindo algumas sensações indesejáveis, tenho sentido tontura, ânsia de vômito e muita indisposição.
Ainda bem que Deus me presenteou com um anjo em minha vida e posso contar com meu esposo para todas as situações, ele tem feito de tudo para me ver feliz e confortável.
Estou muito sensível, choro facilmente, e tudo me emociona, isto também se deve a distância, estou muito carente de família, ainda não compartilhei pessoalmente nenhuma sensação com os meus familiares, por estarmos morando longe deles, somos muito sozinhos, somente eu, meu esposo e agora nosso bebê.
Falo com freqüência com minhas irmãs, irmãos, sobrinhos e principalmente com a minha mãe - ela é quem me faz mais falta!!! Colo de mãe é tudo, e hoje era o que eu mais queria - estar ao seu lado, somente para sentir o seu apoio, carinho, amor, e segurança.
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário