segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana a semana - 6ª semana










Oiii gente, enquanto o trâmite da minha primeira consulta não acontece, vou compartilhando com vocês o desenvolvimento e crescimento do meu bebê através do cálculo fornecido pelo site GUIA DO BEBÊ (guiadobebe.com.br) .

 De acordo com a análise feita por eles, estou entrando para a 6ª semana e o tamanho do meu embrião é de 4mm. Esta medida é feita através de ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em formato de “C” não sendo possível medi-lo por inteiro.

O coraçãozinho, (um minúsculo tubo) já começa a bater. O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o meu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana.
O cérebro também começa a desenvolver.

Neste período os cuidados com hábitos alimentares são essenciais, pois partes importantes estão desenvolvendo e todo cuidado é pouco, para que não ocorra más formações durante este período. Todos os órgãozinhos vitais do meu bebê estão em desenvolvimento, assim como o tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral também está sendo delineada) se fecha, e as características da face começam a aparecer.
Brotos dos membros superiores e inferiores também estão em fase de formação. Esta é uma das fases mais importantes, assim como todas as outras, pois os órgãos estão se formando e uma alimentação saudável, (rica em proteínas, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco é primordial para a saúde do bebê.
- Ai meu Deus, com quem este rostinho irá parecer???

A mamãe já pode notar que a cintura já está perdendo a sua forma e ganho de tamanho, (antes de ficar grávida já vinha notando este aumento e estava acima do peso ideal, com algumas gordurinhas localizadas) mas, tudo bem, agora,  feliz da vida com estes quilinhos a mais.

É normal os sintomas de enjôos aparecerem, não podendo comer direito ou vomitar, podendo ocorrer uma perda de peso, porém, algumas mulheres já percebem o ganho de alguns gramas, ou até peso, no meu caso, os sintomas de enjôos ainda não aconteceram, e espero que eu seja uma rara exceção, mas percebo a ânsia de muita fome, acho que este bebê vai ter o apetite do pai, (rsrsrsrs).

Para amenizá-los, experimente comer alimentos sólidos - uma bolacha do tipo água e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovação dos dentes. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite.
Outras sofrem com a azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Alongamentos leves, sob a orientação médica, também são indicados.
Enjôos são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros, estou contente porque nenhum destes sintomas apareceu, nem estou com desejos nem  repulsas.

Os Cuidados com o peso precisam ser controlados – desde o início da gravidez é preciso tomar cuidado e atenção com a alimentação, porém ter boa alimentação, não quer dizer que precisamos comer por dois, pelo contrário, é possível ter uma dieta saudável sem pecar pelos excessos, basta fazer as escolhas certas na hora de preparar o cardápio.
O ganho exagerado de peso só trás complicações para a gestação, para o bebê e para o parto, portanto o ideal é adquirir a cada mês de gestação uma média de 1 a 1,5 kilo.

É importante a ingestão de refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco, e beber muito líquido, de preferência água, para que através da urina sejam liberadas as toxinas, ou seja, o que não faz bem ao nosso organismo.
Quanto a mudança nos meus hábitos alimentares, já foram tomadas algumas providências e medidas em minha rotina e aos poucos estou adquirindo novos hábitos, como a ingestão de mais frutas, legumes, sucos de frutas, leite (que eu não aprecio muito), mas se faz bem ao meu bebê, farei um esforço em absorver.
Estou diminuindo a ingestão de café, refrigerantes, principalmente a coca cola chocolate, frituras, gorduras e carboidratos.

Sem esquecer-se de agregar alguma prática de atividade física, para evitar inchaços, má circulação sanguínea, (como tudo aqui é mais acessível a quem é motorizado) gostaria muito de praticar a hidroginástica, (por ser uma atividade completa), de vez em quando, estamos fazendo caminhada na praia -  atividade muito prazerosa para mim - principalmente pelo belo cenário do Morro do Careca, da  brisa gostosa e por todo contexto paisagístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário