sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Incompatibilidade sanguínea: Um assunto preocupante

Oi gente!!! Como sou mãe de primeira viagem, morando longe dos meus familiares e amigos, estou buscando informações sobre a gravidez através da leitura, pesquisa para poder  me inteirar deste assunto tão fascinante que é a maternidade.

Enquanto não vou a minha primeira consulta do pré-natal, vou falar para vocês alguns cuidados necessários quanto à incompatibilidade sanguínea em relação ao fator RH.
 É de fundamental importância iniciar o pré-natal cedo para evitar este risco entre o sangue da mãe e do feto.
Em decorrência disto, são exigidos vários exames e testes entre os pais, e é através da tiragem sanguínea que se sabe se há algum risco.

De acordo com estudos feitos na Maternidade Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (Segantini, 2011), afirma que  existem algumas incompatibilidades sanguíneas, porém, a principal delas é a do sistema ABO, quando o sangue da mãe é diferente do sangue do pai, (no meu caso, o sangue do meu esposo é igual ao meu, somente o fator Rh é diferente) sobre este assunto, terei que tirar todas as minhas dúvidas com o médico ainda na primeira consulta.
Casos assim, o que poderá acontecer, é o bebê apresentar icterícia, o que seria isto: apresentar uma cor na pele mais amarelada do que a normal, podendo ser tratada na maternidade através de fototerapia ou com exposições moderadas ao sol.
A incompatibilidade do sistema Rh é a mais preocupante, pois ocorre caso o bebê tenha o Rh positivo herdado do pai e a mãe possua o fator Rh negativo.
Esta possibilidade é preocupante, pois ela apresenta casos mais graves de doenças hemolítica do recém-nascido ou eristoblastose fetal (doença resultante da incompatibilidade da mãe e do feto). Nesta doença o feto pode falecer na gestação ou após o nascimento, além de resultar num bebê com anemia profunda, icterícia grave, além de surdez e de paralisia cerebral.
De acordo com o Dr. Antônio Braga, (2011):
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh há sensibilização na mamãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele.
Como os anticorpos que são produzidos na primeira gravidez são moléculas grandes, elas não são capazes de atravessar a barreira da placenta.
Por isso, na primeira gravidez, (que é o meu caso), se o sangue da mãe entrar em contato com o sangue do bebê que seja incompatível, nada acontece.
Mas, se engravidar novamente e a mamãe não tiver feito o tratamento adequado na gestação anterior, os anticorpos que são produzidos são moléculas menores, que conseguem atravessar a placenta e vão destruir as hemácias do bebê.
“A destruição das hemácias provoca uma grave anemia e pode causar edema fetal generalizado, aumento do líquido amniótico e até a morte do bebê. Os bebês que sobrevivem apresentam grave anemia ou icterícia rara”.
Como prevenção a eventuais problemas sanguíneos, é imprescindível que a futura mamãe inicie o seu pré-natal, assim que descobre que está esperando o seu bebezinho, o médico obstetra deverá fazer um detalhamento sobre o histórico clínico da mamãe para buscar situações que possam ter sensibilizado-a, através deste diagnóstico, proporcionar para o bebê um desenvolvimento saudável ao longo da gestação sem gerar nenhum tipo de problema no parto ou ao nascer.
 Bem, espero de alguma forma, estar ajudando as “futuras mamães”, (assim como eu, a terem uma gravidez mais tranqüila, saudável, feliz, e trazer somente alegrias aos futuros papais e familiares e amigos.


 Aproveito para postar para vocês em primeira mão, a notícia da visita da Cegonha a uma atriz linda e querida: Grazy Massafera e Cauã  Reymond também "estão grávidos", o filho deles será pouco lindo, heim gente????

                                        Fonte:  REVISTA CONTIGO, 2011
                                          Casal lindo e apaixonados, assim como nós.

A atriz Graziela Massafera está grávida do seu primeiro bebê, fruto do seu amor que já dura quase 5 anos com o ator Cauã Reymond.
Em entrevista à revista Contigo! Grazi assumiu que estava louca para ser mãe há muito tempo e que o momento é perfeito "Meu relógio biológico estava gritando, desejo ser mãe desde os 25 anos. Sempre acreditei que deveria estar feliz e plena para receber um bebê e é assim que eu me sinto. Minha profissão está me propiciando isso e o meu relacionamento também".
Os papais estão muito felizes com a chegada do herdeiro, mas querem esperar completar os três meses para começarem a dar mais detalhes sobre a gestação. Por serem muito queridos, já começaram a receber o carinho dos amigos e parabéns dos fãs através de suas redes sociais.

Esta página foi publicada em 19/10/2011.



                                   
                                       Mamãe: (Gilmara Garcia) e papai: (Francielle Costa)
                                                                                    
                                       

Fonte de pesquisa: www.GUIAdoBEBE.com.br
                                www.medcenter.com


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A incompatibilidade sanguínea do fator Rh aconteceu com minha mãe ela é A- e papai B+ eu e minhas irmãs somos todas A+, aliás depois de anos do primeiro exame feito na maternidade e outros testes escolares minha irmã caçula atualmente grávida de 5 meses descobriu que era A- ela fez e refez o exame ABO, inclusive uma amostra de seu sangue foi enviado para o Paraná para confirmação do fator Rh que insistiu em ser negativo... bem voltando... minha mãe tomou as precauções e visto que sou a segunda filha hoje estou eu aqui, saudável, inteligente kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e modesta. bjão

    ResponderExcluir