terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Décima nona semana de gestação


 
Olá, pessoas!
Veja como está evoluindo a minha gravidez.  Estamos na 19ª semanas de gestação.
O comprimento do meu bebê deve variar entre 13 e 15cm e pesar 200g. Como já estou pesadinho (a), mamaãe?
Nessa fase da gravidez, conforme o Guia do Bebê, (2012), os sistemas: circulatório, digestivo e urinário funcionam integralmente.
O bebê muda de posição e responde a estímulos externos como luz e som. Agora será possível ouvir tudo que a mamãe e o papai falarem. E o papai já disse: "Vai ouvir muita música boa"! 
Já sei que vai gostar de rock como ele, kkk.
Os dentes começam a se desenvolver.
Nessa semana (ou na próxima) já é hora de fazer um outro ultrassom, (o morfológico), para ver tamanho e peso do bebê, idade gestacional e verificar como está coração, placenta e cordão umbilical. 
Ultrasson marcado para o dia 15 de fevereiro (somente consegui para este período – em virtude das férias dos médicos) e a ansidade nos consome!
O peso extra da mamãe pode afetar na postura que já não fica com a coluna ereta, causando dores. 
É aconselhável usar calçados baixos e tomar banhos quentes para aliviar as dores.

Meu peso hoje

Só por curiosidade, no meu ganho de peso até agora pode contar que:
200g é o seu bebê
170g a placenta
320g o líquido aminiótico,
320g o útero
180g cada seio

O restante do meu peso refere-se a líquidos retidos fora da circulação sanguínea e gordura armazenada principalmente no abdome inferior, quadris e coxas. Portanto, o ganho considerado de peso é algo absolutamente normal.
Gente até a próxima, se Deus quiser!

Veja uma fotinha da mamãe com 19 semanas de gestação.

                                              Foto no níver do meu sobrinho Ângelo Piettro (28/01/2012)

                                                  



www.guiadobebe.com
Créditos de imagem: Tamara Tayane





Nenhum comentário:

Postar um comentário