terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Décima sétima semanas de gravidaz

Olá pessoal!
Veja como está evoluindo a minha gravidez, estamos no 5º mês lunar e entrando para  a 17ª semanas.
Esta semana meu bebê poderá está com 100g e medir 12cm.
De acordo com o Guia do Bebê (2011) uma camada de gordura subcutânea (tecido adiposo) se formará para o controle de temperatura do bebê, mas a pele continua translúcida.
O bebê boceja e já tem impressões digitais. 
A barriga da mamãe está bem arredondada e ela já sente o seu peso, por isso, tem dias que fica muito cansada, indisposta, principalmente quando faz algum serviço doméstico, mas a mamãe tem tomado o devido cuidado em não exagerar! 
Algumas práticas como: fechar uma sandália, vestir uma roupa de baixo, lavar os pés, abaixar-se, exige da mamãe um "certo esforço físico" ou a ajuda de alguém, o papai sempre ajuda, kkk.
A partir deste período já é possível senti-lo (a) o mexer. 
Estes dias, senti uma 'leve mexidinha', (similar a uma cócega), é uma sensação muito gostosa e surpreendente. Mãe de 1ª viagem acha que tudo é magnífico, pois tudo é novo, mágico e fascinante.
Pena que foi muito rápido e a mamãe já torce por outro momento assim!!!
Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe.
Não devo me  assustar!!!

Atividades físicas
Não posso esquecer de mim!
Conversarei com meu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. 
Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, além de  relaxar e descansar. 
Já venho pensando em fazer alguma atividade, principalmente porque me sinto num ócio total depois que deixei o trabalho, (embora por motivos de saúde)...
Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados, a mamãe andou pensando na hidro e caminhada.
Não vejo a hora de irmos ao médico novamente, (estamos aguardando o retorno de férias do obstetra que a mamãe escolheu ) depois que mudamos para Currais Novos. 
E em breve será possível até descobrir o sexo do bebê, eis a questão saber ou não???
Deixarei aqui um provérbio que achei muito propício ( para o meu estado de espírito), neste exato momento!

Até a próxima semana com mais novidades do meu rebento!



Um comentário: