segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

11ª semanas de gravidez

Hoje estou entrando para décima primeira semana.
Percebi que estou mais indisposta, sonolenta e aversa a alguns alimentos, o meu apetite até diminuiu...
 De acordo com Guia do Bebê (2011) a medida do meu feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.
Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.
O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.
A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos. Tenho notado  tal crescimento dos meus cabelos e das unhas também.

Sexo do bebê

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do meu bebê (18ª semana), que é determinado desde a concepção. É o espermatozóide, o qual fecunda o óvulo quem determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY.
O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai. 
A cor dos olhos, dos cabelos, da pele, entre outras características físicas do meu baby será determinada pelo cromossomo de cada um de nós (pais). 
Um pouco de Biologia para compreedermos a concepção:
Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.
Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino.
Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.
Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.
Torcemos que venha muito saudável, inteligente, o mais importante é esbanjar sáude!!!
Pode ser loiro (a), moreno(a), ter olhos pretos, castanhos, verdes, azuis, cabelos cacheados, lisos, crespos, etc...amaremos de qualquer jeito. 
Mas, se a natureza quiser dá a sua caprichadinha, (kkk), seremos muito agradecidos!!!

Esta semana farei a ultrassonografia translucência nucal, o que seria?  

É a medição de uma dobra específica na nuca do bebê e a verificação da presença do osso nasal, serve para detectar sinais de problemas genéticos como a síndrome de Down.
O momento ideal para a realização deste exame é na 12ª semana.

Não vejo a hora de saber o sexo do meu bebê para começar a comprar o enxovalzinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário