quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

14ª semanas de gestação

Olá,
Estamos na 14ª semana de gestação.
O comprimento do meu bebê varia de 80 a 93mm com peso estimado em 25g.
Nesta fase aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Os olhos e as orelhas estão na posição correta, o bebê já tem sobrancelhas, as bochechas e a ponta do nariz começam a aparecer. A mamãe e o papai até já puderam ver o seu narizinho na última ultrassonografia.
Se o meu bebê for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve.
O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.
Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê. 
Os enjoos da mamãe diminuíram e ela começa a se alimentar melhor... 
A mamãe durante esta semana andou sentindo algumas tonturinhas, e ainda mantém o seu repouso como solicitado pela médica, porém, está tudo bem conosco.
A mamãe tem dormido bastante durante à tarde e a noite o seu sono  tem sido ruim por causa do calor que tem sentido com frequência.

Conhecendo seu corpo - parte II

Agora falaremos da placenta e do cordão umbilical.
Segundo o Guia do bebê (2011), a placenta permite que o embrião não seja expelido pelo organismo da mulher por ser considerado um corpo estranho. Deixa que o bebê faça trocas com o organismo da mãe só de substâncias boas para ele, o que não é boa a placenta não deixa passar. O crescimento intra-uterino depende muito do bom funcionamento da placenta.
O cordão umbilical é constituído de duas artérias e uma veia. Vai do umbigo do bebê até a placenta. As artérias levam o sangue com impurezas do bebê para que faça trocas com o organismo da mamãe. Assim, a veia traz de volta o sangue limpo e rico em nutrientes e oxigênio.

O vídeo a seguir, apresenta a evolução do bebê entre a 10ª a 14ª semanas de gestação. Confiram!


http://www.youtube.com/watch?v=qMNkw_yDY-U&feature=mfu_in_order&list=UL

***  *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** *** ***

Mamãe e o papai estão muito ansiosos para a próxima consulta de pré-natal, pois será possível saber o sexo do seu bebê.
Passamos o primeiro Natal em família, mesmo ainda dentro da barriga da mamãe, foi muito legal a nossa Ceia em família.
Segue algumas fotos mais recentes, a mamãe com 14 semanas, (próximo de 4 meses)... 
Veja como a barriga da mamãe está crescidinha...


                                                     Papai e mamãe felizes na Noite de Natal, 24/12/2011


                                                     Exibindo a barriguinha na 14ª semanas

                                          Com as titias paternas: Fábia e Ana Flávia

                                          Com o vovô paterno e as titias

                                           Com a tia materna Priscilla

                                           Com a vovó materna, titia e o priminho Piettro

                                    
                                         Com as minhas tias: Priscilla e Cristina


Créditos de imagem: Tamara Tayane
www.guiadobebe.com.br

Até a próxima postagem!!!

Feliz 2012 a todos!



 

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Décima terceira semanas


Olá pessoal!

Estou de volta ao blog, estive ausente por motivos de saúde, necessitando de muito repouso, o que implicou ficar afastada por uns dias.
Chegamos à décima terceira semana, estamos no 4º mês lunar. 
Esta semana fizemos mais uma consulta de pré-natal e tudo com o meu bebê estar sob controle, o resultado da ultrassonografia de translucência nucal deu normal, com  chances mínimas do nosso bebê ter alguma síndrome, o que me deixa muito aliviada, Graças a Deus!!!
Foi muito emocionante ouvir o seu coraçãozinho mais uma vez, seus batimentos são rítmicos e regulares, com uma freqüência de 156 b.p.m, o seu comprimento céfalo-nádega chega a 70mm de comprimento e pesa em torno de 20g.
O feto está completamente formado, cabeça e corpo estão ficando proporcionais.
Enquanto ouvíamos o coraçãozinho, percebemos que o nosso bebê estava chupando o dedinho polegar, e vimos o movimento dos seus dedinhos nitidamente.
O papai e a mamãe não disfarçaram a emoção e os olhos ficaram marejados de lágrimas, é um momento muito especial acompanharmos juntos a trajetória do nosso rebento, e a cada novidade, como toda 'mãe de primeira viagem', me encho sempre de muita emoção!!!
Para nós a ida ao pré-natal é sempre momento de muita expectativa!!!
Também foi emocionante ver a pontinha do seu narizinho, muito lindo, meu Deus!!!
Não deu para ver o sexo, porém,  a impressão que tivemos foi que o nosso bebê tem traços de um menino, achamos as suas mãozinhas muito grandes para ser de uma menina...#Vamos esperar mais um pouco!!!

Conhecendo seu corpo - parte I

Você sabe para quê serve o útero e o líquido amniótico?
O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contrae na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe.
Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis esbarrões e choques bruscos que a mamãe levar na barriga.
 Agora se inicia a fase de maturação dos órgãos. Engole líquido amniótico e o excreta como urina no próprio líquido que é renovado a cada três horas.
O útero ocupa a parte superior da pelve, mais ou menos 10cm abaixo do umbigo. Alguns quilos a mais aparecem e a irritabilidade diminui. Fique atenta a todos sinais de seu corpo.

Esta semana aconteceram muitas novidades.
Tudo após a mamãe passar por alguns dias de repouso, (cuidados médicos)  impossibilitando-a de trabalhar por uma semana.
Em virtude disto, o papai logo decidiu o que o melhor para nós neste momento seria ficar perto dos nossos familiares, então, chegamos a um comum acordo que o melhor para nós seria voltarmos a morar em Currais Novos, tudo para tornar a gestação mais confortável tanto para a mamãe quanto para o nosso pimpolho (a).
O papai logo decidiu providenciar a transferência do trabalho, e tudo ocorreu positivamente e sem nenhum empecilho na primeira tentativa, Deus sabe exatamente o que faz e com certeza o melhor para nós era voltar, (senão teria acontecido alguma coisa que o impediria de conseguir), porém, tudo fluiu facilmente (agora ele está trabalhando na Agência dos Correios de São Vicente, RN, cidade vizinha a Currais Novos), e nossa vida seguirá por aqui, até o nosso bebê nascer e as coisas se organizarem.
É tempo que concluiremos a compra da nossa moradia fixa, e obviamente da nossa mobília e principalmente do enxoval do nosso pequeno (a).
Como a casa dos meus pais é grande e todos os meus irmãos estão encaminhados, decidimos ficarmos este período todos juntos: Minha irmã mais velha, que atualmente mora sozinha com dois dos meus sobrinhos.  
Agora a família voltará a  aumentar mais um pouco, kkk: Será a mamãe, o papai e o nosso bebê, muito embora, a casa dos meus pais esteja sempre cheia, era isto que eu mais sentia falta: De muita gente! Sentia falta da movimentação, do entra e sai que sempre existiram aqui em casa, da vizinhança, dos meus irmãos, sobrinhos e principalmente da minha mãe!
Era o que eu temia ficar os nove meses longe de todos que eu amo!





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Décima segunda semanas de gravidez





Olá pessoal!
Chegamos a décima segunda semana de gestação! Ao final dela, finalmente acabará o primeiro trimestre e, obviamente se iniciará o segundo. Ou seja, 33,33% da gestação estarão concluídas e com a graça de Deus, você meu querido filhote (a) nascerá perfeitamente saudável, (é o que nós mais pedimos a Papai do Céu)!!!
Como nenhuma gravidez é igual, esta semana foi cheia de novidades, tive os meus primeiros enjoos, fortes cólicas, perda de apetite e fiquei de cama literalmente, o bom de tudo isto é que passamos o fim de semana na casa da vovó e pudemos ter um carinho mais próximo dos nossos familiares.
Meu bebê já está formadinho e agora é basicamente crescer e ficar fortinho na barriga da mamãe!!!
Através da ultrassonografia os dedos eram todos coladinhos e agora vão se separar. Tanto os dos pés quanto os das mãos.
 Os olhos se movem para a parte frontal da face, pois antes estavam um pouco na lateral. Suas orelhas chegam, finalmente, a sua posição devida.
E você meu amor, já consegue engolir e se movimentar pelo líquido amniótico, entretanto, isso não é novidade para nós porque na ultrassom podemos ver você se mexendo bastante.
Os seus intestinos devem estar em momento de transição, pois eles se encontravam fora da cavidade (no cordão umbilical) e agora já começam a entrar na cavidade reservada a eles.
Nessa semana, você tem, aproximadamente, 2.1/2 polegadas (~6,25cm) e pesa 14 gramas.
Continuamos sem saber o sexo, quem sabe hoje quando formos fazer a ultra de translucência nucal, saberemos o sexo, sei que ainda cedo, mas se der para ver???  Maravilha!!!
Estamos muito ansiosos para isso acontecer para que possamos começar as compras efetivamente, preparar o seu enxoval, e posteriormente o seu quartinho!
Ontem quando chegamos de viagem, ao deitar na cama para descansar um pouco, senti o pulsar do seu coraçãozinho, até chamei o papai para sentir também, foi emocionante!!!
Acho que o meu bebê estava feliz ao chegar em casa...# Interessante, ele (a) já reconhecer o seu ambiente...# Ficamos conversando pela  barriga da mamãe!
Só temos a agradecer a Deus por todas as maravilhas concedidas por Ele!
A graça de Deus é fantástica, é maravilhosa, porque é algo que nos é dado sem esperar nada em troca, prometemos que cuidaremos do nosso bebê com muito amor, carinho e dedicação.
 E, como disse Philip Yancey (?)
"Não há nada que eu faça para que Deus me ame mais. Não há nada que eu faça para que Deus me ame menos.”
Ele simplesmente nos ama! E já ama você filhote (a), antes de nós e de maneira mais intensa. Por mais que seja difícil imaginar que alguém o ame mais que nós, temos plena convicção que o Senhor o ama de maneira incomparável.
Mamãe e papai te amam!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

11ª semanas de gravidez

Hoje estou entrando para décima primeira semana.
Percebi que estou mais indisposta, sonolenta e aversa a alguns alimentos, o meu apetite até diminuiu...
 De acordo com Guia do Bebê (2011) a medida do meu feto pode variar e chegar até 60mm e pesar 8g.
Sua cabeça é metade do corpo, pois o cérebro cresce rápido.
O intestino já é capaz de realizar movimentos peristálticos (pequenas contrações naturais). Nascem folículos de pêlo sobre a pele, assim como as unhas. É possível observar estômago e bexiga.
A mamãe pode sentir mais calor nessa fase. Há um aumento do volume de sangue no corpo que também provoca crescimento mais rápido de unhas e cabelos. Tenho notado  tal crescimento dos meus cabelos e das unhas também.

Sexo do bebê

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do meu bebê (18ª semana), que é determinado desde a concepção. É o espermatozóide, o qual fecunda o óvulo quem determinará o sexo do bebê. Sabe por quê?
Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY.
O embrião leva um cromossomo da mamãe e outro do papai. 
A cor dos olhos, dos cabelos, da pele, entre outras características físicas do meu baby será determinada pelo cromossomo de cada um de nós (pais). 
Um pouco de Biologia para compreedermos a concepção:
Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y.
Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino.
Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino.
Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a "culpa" é toda do papai, que mandou um X em vez de Y.
Torcemos que venha muito saudável, inteligente, o mais importante é esbanjar sáude!!!
Pode ser loiro (a), moreno(a), ter olhos pretos, castanhos, verdes, azuis, cabelos cacheados, lisos, crespos, etc...amaremos de qualquer jeito. 
Mas, se a natureza quiser dá a sua caprichadinha, (kkk), seremos muito agradecidos!!!

Esta semana farei a ultrassonografia translucência nucal, o que seria?  

É a medição de uma dobra específica na nuca do bebê e a verificação da presença do osso nasal, serve para detectar sinais de problemas genéticos como a síndrome de Down.
O momento ideal para a realização deste exame é na 12ª semana.

Não vejo a hora de saber o sexo do meu bebê para começar a comprar o enxovalzinho...