segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Semana a semana - 6ª semana










Oiii gente, enquanto o trâmite da minha primeira consulta não acontece, vou compartilhando com vocês o desenvolvimento e crescimento do meu bebê através do cálculo fornecido pelo site GUIA DO BEBÊ (guiadobebe.com.br) .

 De acordo com a análise feita por eles, estou entrando para a 6ª semana e o tamanho do meu embrião é de 4mm. Esta medida é feita através de ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em formato de “C” não sendo possível medi-lo por inteiro.

O coraçãozinho, (um minúsculo tubo) já começa a bater. O tuntum da vida não para. É o coração do futuro bebê, que está batendo de 120 a 160 vezes por minuto - bem mais rápido do que o meu. Esse órgão, que começou a trabalhar logo após a concepção, nesta sexta semana de gravidez lembra um pequeno tubo e continuará a se desenvolver até o final do primeiro trimestre, que se completa entre a 12ª e a 14ª semana.
O cérebro também começa a desenvolver.

Neste período os cuidados com hábitos alimentares são essenciais, pois partes importantes estão desenvolvendo e todo cuidado é pouco, para que não ocorra más formações durante este período. Todos os órgãozinhos vitais do meu bebê estão em desenvolvimento, assim como o tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral também está sendo delineada) se fecha, e as características da face começam a aparecer.
Brotos dos membros superiores e inferiores também estão em fase de formação. Esta é uma das fases mais importantes, assim como todas as outras, pois os órgãos estão se formando e uma alimentação saudável, (rica em proteínas, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco é primordial para a saúde do bebê.
- Ai meu Deus, com quem este rostinho irá parecer???

A mamãe já pode notar que a cintura já está perdendo a sua forma e ganho de tamanho, (antes de ficar grávida já vinha notando este aumento e estava acima do peso ideal, com algumas gordurinhas localizadas) mas, tudo bem, agora,  feliz da vida com estes quilinhos a mais.

É normal os sintomas de enjôos aparecerem, não podendo comer direito ou vomitar, podendo ocorrer uma perda de peso, porém, algumas mulheres já percebem o ganho de alguns gramas, ou até peso, no meu caso, os sintomas de enjôos ainda não aconteceram, e espero que eu seja uma rara exceção, mas percebo a ânsia de muita fome, acho que este bebê vai ter o apetite do pai, (rsrsrsrs).

Para amenizá-los, experimente comer alimentos sólidos - uma bolacha do tipo água e sal, por exemplo - ainda deitada, antecedendo a escovação dos dentes. Algumas mulheres sentem náuseas à tarde ou à noite.
Outras sofrem com a azia. Um dos segredos para controlar o mal-estar é fazer pequenas refeições ao longo do dia. Alongamentos leves, sob a orientação médica, também são indicados.
Enjôos são freqüentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros, estou contente porque nenhum destes sintomas apareceu, nem estou com desejos nem  repulsas.

Os Cuidados com o peso precisam ser controlados – desde o início da gravidez é preciso tomar cuidado e atenção com a alimentação, porém ter boa alimentação, não quer dizer que precisamos comer por dois, pelo contrário, é possível ter uma dieta saudável sem pecar pelos excessos, basta fazer as escolhas certas na hora de preparar o cardápio.
O ganho exagerado de peso só trás complicações para a gestação, para o bebê e para o parto, portanto o ideal é adquirir a cada mês de gestação uma média de 1 a 1,5 kilo.

É importante a ingestão de refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco, e beber muito líquido, de preferência água, para que através da urina sejam liberadas as toxinas, ou seja, o que não faz bem ao nosso organismo.
Quanto a mudança nos meus hábitos alimentares, já foram tomadas algumas providências e medidas em minha rotina e aos poucos estou adquirindo novos hábitos, como a ingestão de mais frutas, legumes, sucos de frutas, leite (que eu não aprecio muito), mas se faz bem ao meu bebê, farei um esforço em absorver.
Estou diminuindo a ingestão de café, refrigerantes, principalmente a coca cola chocolate, frituras, gorduras e carboidratos.

Sem esquecer-se de agregar alguma prática de atividade física, para evitar inchaços, má circulação sanguínea, (como tudo aqui é mais acessível a quem é motorizado) gostaria muito de praticar a hidroginástica, (por ser uma atividade completa), de vez em quando, estamos fazendo caminhada na praia -  atividade muito prazerosa para mim - principalmente pelo belo cenário do Morro do Careca, da  brisa gostosa e por todo contexto paisagístico.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Incompatibilidade sanguínea: Um assunto preocupante

Oi gente!!! Como sou mãe de primeira viagem, morando longe dos meus familiares e amigos, estou buscando informações sobre a gravidez através da leitura, pesquisa para poder  me inteirar deste assunto tão fascinante que é a maternidade.

Enquanto não vou a minha primeira consulta do pré-natal, vou falar para vocês alguns cuidados necessários quanto à incompatibilidade sanguínea em relação ao fator RH.
 É de fundamental importância iniciar o pré-natal cedo para evitar este risco entre o sangue da mãe e do feto.
Em decorrência disto, são exigidos vários exames e testes entre os pais, e é através da tiragem sanguínea que se sabe se há algum risco.

De acordo com estudos feitos na Maternidade Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro (Segantini, 2011), afirma que  existem algumas incompatibilidades sanguíneas, porém, a principal delas é a do sistema ABO, quando o sangue da mãe é diferente do sangue do pai, (no meu caso, o sangue do meu esposo é igual ao meu, somente o fator Rh é diferente) sobre este assunto, terei que tirar todas as minhas dúvidas com o médico ainda na primeira consulta.
Casos assim, o que poderá acontecer, é o bebê apresentar icterícia, o que seria isto: apresentar uma cor na pele mais amarelada do que a normal, podendo ser tratada na maternidade através de fototerapia ou com exposições moderadas ao sol.
A incompatibilidade do sistema Rh é a mais preocupante, pois ocorre caso o bebê tenha o Rh positivo herdado do pai e a mãe possua o fator Rh negativo.
Esta possibilidade é preocupante, pois ela apresenta casos mais graves de doenças hemolítica do recém-nascido ou eristoblastose fetal (doença resultante da incompatibilidade da mãe e do feto). Nesta doença o feto pode falecer na gestação ou após o nascimento, além de resultar num bebê com anemia profunda, icterícia grave, além de surdez e de paralisia cerebral.
De acordo com o Dr. Antônio Braga, (2011):
Quando há incompatibilidade sanguínea devido ao fator Rh há sensibilização na mamãe, pois o sangue dela reconhece o bebê como um “intruso” e começa a criar anticorpos contra ele.
Como os anticorpos que são produzidos na primeira gravidez são moléculas grandes, elas não são capazes de atravessar a barreira da placenta.
Por isso, na primeira gravidez, (que é o meu caso), se o sangue da mãe entrar em contato com o sangue do bebê que seja incompatível, nada acontece.
Mas, se engravidar novamente e a mamãe não tiver feito o tratamento adequado na gestação anterior, os anticorpos que são produzidos são moléculas menores, que conseguem atravessar a placenta e vão destruir as hemácias do bebê.
“A destruição das hemácias provoca uma grave anemia e pode causar edema fetal generalizado, aumento do líquido amniótico e até a morte do bebê. Os bebês que sobrevivem apresentam grave anemia ou icterícia rara”.
Como prevenção a eventuais problemas sanguíneos, é imprescindível que a futura mamãe inicie o seu pré-natal, assim que descobre que está esperando o seu bebezinho, o médico obstetra deverá fazer um detalhamento sobre o histórico clínico da mamãe para buscar situações que possam ter sensibilizado-a, através deste diagnóstico, proporcionar para o bebê um desenvolvimento saudável ao longo da gestação sem gerar nenhum tipo de problema no parto ou ao nascer.
 Bem, espero de alguma forma, estar ajudando as “futuras mamães”, (assim como eu, a terem uma gravidez mais tranqüila, saudável, feliz, e trazer somente alegrias aos futuros papais e familiares e amigos.


 Aproveito para postar para vocês em primeira mão, a notícia da visita da Cegonha a uma atriz linda e querida: Grazy Massafera e Cauã  Reymond também "estão grávidos", o filho deles será pouco lindo, heim gente????

                                        Fonte:  REVISTA CONTIGO, 2011
                                          Casal lindo e apaixonados, assim como nós.

A atriz Graziela Massafera está grávida do seu primeiro bebê, fruto do seu amor que já dura quase 5 anos com o ator Cauã Reymond.
Em entrevista à revista Contigo! Grazi assumiu que estava louca para ser mãe há muito tempo e que o momento é perfeito "Meu relógio biológico estava gritando, desejo ser mãe desde os 25 anos. Sempre acreditei que deveria estar feliz e plena para receber um bebê e é assim que eu me sinto. Minha profissão está me propiciando isso e o meu relacionamento também".
Os papais estão muito felizes com a chegada do herdeiro, mas querem esperar completar os três meses para começarem a dar mais detalhes sobre a gestação. Por serem muito queridos, já começaram a receber o carinho dos amigos e parabéns dos fãs através de suas redes sociais.

Esta página foi publicada em 19/10/2011.



                                   
                                       Mamãe: (Gilmara Garcia) e papai: (Francielle Costa)
                                                                                    
                                       

Fonte de pesquisa: www.GUIAdoBEBE.com.br
                                www.medcenter.com


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A visita da Cegonha: A notícia aos familiares e amigos



Hoje vou falar para vocês como foi que os nossos familiares e amigos souberam da notícia que a ‘Cegonha veio me visitar’.
Após saber a confirmação do resultado do teste, veio o dilema de avisar aos nossos familiares. A dúvida era: A quem avisar primeiro???
Lógico que as primeiras pessoas a receberem a notícia, seriam as nossas mães, futuras vovós, irmãos (as) futuros titios (as)...
No domingo (23/10) bem cedinho veio àquela vontade de gritar para o mundo a nossa alegria. 
Após o café da manhã, eis que resolvo ligar para casa. Engraçado que eu não tive coragem de falar diretamente com a minha mãe, e deleguei esta tarefa difícil ao meu esposo, (porque 50% deste filho tiveram a sua participação, então vamos dividir as tarefas, hehehehehe).
Ele iniciou a conversa ao telefone cheia de ‘arrodeios’ para depois ‘bombardear’ a notícia.
Como era de se esperar, a minha mãe não demonstrou aqueeeela emoção que eu desejaria, no entanto, depois das minhas justificativas e explicações, ela foi mudando de ideia e aceitando numa boa, afinal, o que poderia se fazer a esta altura???
Já estava feito e pronto, os meus princípios não me permitem tomar outra atitude e nem eu queria tal coisa, sempre sonhei em ser mãe e me ver literalmente grávida, só posso encarar como uma Dádiva Divina, um presente mesmo!
“Os filhos são uma dádiva de Deus.
Nós não criamos a vida, Deus sim. Ainda que em nosso papel de pai ou mãe colaboremos para trazer uma criança ao mundo, essa criança é uma dádiva de nosso Criador. A vida é sagrada e deve ser tratada com reverência desde o início até o fim.”
Além de falar com a minha mãe, também falei com a minha irmã mais velha, esta que tenho como uma segunda mãe também, a qual eu devo todo o meu respeito e carinho, porque cuidou de mim desde pequenina, (ainda recordo: era ela quem arrumava os meus cabelos para ir à escola, porque só ela sabia deixar os meus cabelos como eu queria, totalmente seguros nos laços de fitas e maria-chiquinhas).
 Ah! Saudosas boas recordações... Se o meu bebê for menina, espero que não seja ‘tão enjoada’ como eu era. Era ou sou??? Vou pagar os meus pecados, hehehehe!!!
Depois de dá as notícias aos meus familiares, era a vez do meu esposo avisar aos seus.
Passamos o dia inteiro tentando ligar para a mãe dele e nada de atenderem, só no final da noite conseguimos falar com uma de suas irmãs.
Como era de se esperar, pela sua doçura e meiguice, ela aceitou numa boa, até palpitou algumas das características que o bebê poderá ter, (como a cor dos meus olhos e a pele morena clara do pai), enfim, venha como Deus quiser mandar, vou amar de todo jeitooo!
A estas alturas, já havia ligado para algumas amigas e outras já souberam por outras fontes, estas notícias sempre correm às soltas...
Como este momento não poderia passar em branco, o meu esposo sugeriu assistirmos ao jogo do Flamengo x Santos num barzinho perto de casa, aproveitamos e ligamos para uma amiga-vizinha para ir conosco.
Antes já havia ligado para ela e dado a notícia, Josy é a maior torcedora para a vinda do nosso filho. Tenho maior apreço por ela, pois fui acolhida em sua casa durante um mês quando mudei para cá (Natal).
Passamos horas conversando, sorrindo, planejando...
Chegando perto da hora do jantar, já começo a pedir para ir para casa, (estava aflorando em mim o instinto materno, tinha que alimentar o meu bebê), resolvemos ir a uma pizzaria finalizar a noite.
 Recebo uma ligação inesperada que me deixou muito feliz, dois amigos da universidade (a Bff Nissy e Júlio), nem sabia que a notícia já estava espalhada numa proporção tão grande, tanto em Currais Novos, quanto no facebook, (pois não tive acesso a net durante o fim de semana).
Aí conclui: Meu Deus, não sabia que era tão querida pelos amigos!???
E fomos dormir felizes e em paz!!!




terça-feira, 25 de outubro de 2011

O resultado do teste : POSITIVO

O resultado do teste: POSITIVO

Todos os meses como é de praxe para a mulher, recebemos sagradamente aquela visitinha ‘indesejada’, porém essencial para a sua saúde, a chegada da tão esperada menstruação.
A ausência dela, se não for doença, é gravidez na certa, e eis que tenho uma surpresa: pela primeira vez, a minha falhou!!!
Mesmo ‘tendo a esperança’ das coisas acontecerem normalmente como todo mês, a minha não vinha e nenhum sinal eu tinha, se não o medo, a angústia e as preocupações com o futuro.
Como não me restava outra coisa, fui até a farmácia comprar um teste de gravidez.
A balconista até fez brincadeira, talvez ela já esteja acostumada com a aflição que é tirar uma dúvida como estas e afirmou: “Que Deus conceda a resposta que o seu coração pedir”, confesso que naquela hora, sinceramente, o meu coração não pedia um resultado positivo, (NAQUELA HORA!!!), mas vamos que vamos...
Passei dois dias para me encorajar a fazer o BENDITO teste, pois como a moça explicou: eu deveria realizá-lo na primeira urina do dia, (como havia comprado o teste no fim de tarde), eu precisaria dormir e esperar até amanhecer para fazê-lo, a menos que eu fizesse de madrugada, porém, como já não dormia bem, há uma semana, (preocupada e ansiosa) no meio da noite acordo com aquela vontade de fazer xixi, (sintomas estes, já da gravidez, vontade excessiva de  urinar).
 Pois bem, acho que no fundo eu fugia do teste e de manhã dei as desculpas ao meu esposo que fui ao banheiro sonolenta e não lembrei do teste, acho que a verdade foi esta, então, resultado: Como seria na primeira urina do dia, a minha fiz na madrugada e não a coletei.

Enfim... E coragem para fazer o teste??? Mesmo tendo a certeza que as minhas suspeitas não me enganavam.  
Com o tempo, com o amadurecimento, passamos a conhecer melhor cada mudança no nosso organismo e no nosso corpo, sem falar no humor e no comportamento.

No outro dia, tinha que acalentar o meu coração, e nessas alturas, o do meu amor também, eu olhava o olhinho dele e sentia tamanha “preocupação” – sonhamos os mesmos sonhos e com esta novidade teríamos que adiá-los - nunca desistirmos, pois os sonhos existem para serem realizados e nunca há tempo para isto.

Minha nossa, tomei aquele susto, porque acabara de começar uma vida de casada, cheia de planos, sonhos e projetos de vida para realizar, não que ser mãe não estivesse entre os meus planos, mais não para um futuro tão próximo.
A ansiedade era tamanha que acordei novamente de madrugada, coincidentemente o meu esposo também acordaria mais cedo para ver a final do jogo da Copa do Mundo de Rugby. Quando o celular despertou, eu levantei para ir ao banheiro, em seguida ele levantou e me ajudou com a coleta, esperei o tempo indicado de cinco minutos e eis o resultado:
As indicações da bula diziam: Duas listras rosa: = Grávida; Uma listra rosa: = Não Grávida. Sabe qual foi o meu resultado????? – Duas listrinhas rosa, o que quer dizer duas listras rosa???? GRÁVIDA, GRAVIDÍSSIMA!!!!
Meu esposo me abraçou, me beijou e fomos dormir sossegados e conformados!